Hoje nós continuamos falando sobre o que fazer pela manhã. Acho que o autor está querendo nos dizer que a manhã é de muita importância para os adeptos do Zen. Eu concordo com isso, não por questões filosóficas/religiosas mas por experiência própria. O que eu faço nas primeiras horas do dia são 90% da vezes responsáveis por determinar meu humor e estado de espírito ao longo do dia. Principalmente as coisas que faço nas primeiras 2h da manhã.
Lição de hoje: saboreie o ar da manhã
Todos os dias são diferentes, e segundo o autor logo pela manhã a gente consegue perceber as diferenças. Eu concordo com ele mas para perceber isso é necessário prestar muita atenção nas sensações físicas, ou seja, nas propriedades organolépticas da matéria.
Então amanhã quando acordar, busque ir para o ar livre e encher os pulmões com ar matinal. Buscar prestar o máximo de atenção que lhe for possível no cheiro, temperatura e até mesmo textura do ar quando toca o interior do seu nariz. Não só isso, busque olhar para as nuvens com mais atenção. Ontem elas estavam de que forma? Como diferem das de hoje? Olhe para o mover das folhas das árvores. Ontem elas estavam paradas? Hoje elas também estão ou estão se movendo lentamente e eu não enchergo?) Qual a cor do céu hoje? Como difere de ontem?
Isso é uma prática de meditação. É bom se fazer isso ao longo do dia. Simplesmente parar e prestar atenção aos arredores, buscando sentir o máximo possível a experiência que é existir.
Hoje é pouco, mas é o suficiente. Tenho novas idéias do que escrever amanhã. Me aguardem.